Vejo nas folhas que os militares do governo defendem Bolsonaro. Onde está a estranheza? Normalíssimo. Quem está no governo defende o governo. O militar é um disciplinado por força de lei e por princípio de vocação. A hierarquia militar não permite questionar a ordem superior.
O tenente diz ao sargento: "Abra a torneira e deixe sair água à vontade". O sargento discorda, mas pergunta: "É uma ordem"? O tenente responde: "É uma ordem". Aí o sargento abre a torneira e deixa a água perder-se. É uma ordem equivocada, mas não ilegal.
Porém, o regimento militar abre exceção. Quando? Quando diz que o subordinado não se obriga a cumprir ordem manifestamente ilegal.
Dissesse o tenente ao sargento: "Abra a torneira e jogue água até bloquear o trânsito". O sargento não precisaria perguntar se era uma ordem. Bastaria descumpri-la, por ser manifestamente ilegal.
Uma coisa são os militares do governo, outra coisa são os militares dos quarteis.
Lição não escrita do manual militar: Não tema o que seu inimigo quer contra você, tema o que ele pode contra você.
Caro amigo François, é com grande alegria que agora posso dispor de suas excelentes publicações acerca do quotidiano. continue assim, brilhante nas exposições e aqui do outro lado tem leitores cativos.